Patrocar - Serviços e Produtos Automotivos- 26 anos de experiência

Seg-Sex: 08:00 - 18:00

Sábados: 08:00 - 12:00

Honesto de Verdade

26 Anos de Experiência

WhatsApp 16 99128-0286

Orçamento sem Compromisso

Protetor de cárter: quando é necessário e como pode ameaçar sua segurança

Dica Patrocar - Protetor de cárter: quando é necessário e como pode ameaçar sua segurança

A Dica Patrocar de hoje é mais uma discussão filosófica a respeito de usar ou não um protetor de cárter. Porque ele é um item bem controverso no carro – e vocês acharão um monte de gente defendendo e outros condenando.

O fato é que a decisão depende do dono do carro e, para isso, você precisa de informações para fazer uma escolha mais consciente.

Primeiro: o que é e para que serve.

Cárter é a parte mais baixa do motor do seu carro, onde fica armazenado o óleo de lubrificação. Para ficar fácil de entender, é tipo uma bacia de metal com um parafuso chamado de bujão para esgotar o óleo velho nas trocas.

Como ele abriga o óleo lubrificante e está na parte mais baixa do conjunto, seria péssimo se você pegasse uma pedra no caminho (que pode ser um buraco, uma lombada, um paralelepípedo? qualquer coisa grande e pesada) que batesse no cárter e abrisse um buraco.

Aliás, o bujão fica ainda mais baixo, porque é preciso garantir que todo o óleo foi esgotado durante a troca antes de colocarmos óleo novo no motor. Então é bem comum ele ser vítima desses obstáculos e o vazamento acontecer.

Para evitar que o cárter seja nocauteado, é oferecido um protetor de cárter. Ele pode vir instalado de fábrica, pode ser oferecido pela concessionária ou não ser recomendado pela montadora.

O protetor de cárter é uma chapa metálica bem resistente que vai instalada abaixo do motor com a intenção de? proteger o cárter. Parece super importante, né? Mas pode ser um vilão também. Tudo depende da situação, afinal de contas o mundo não é preto e branco.

Claro que proteger o cárter parece importante. Não queremos correr o risco de fundir o motor do carro por causa de uma pedra no caminho, mas ter o protetor instalado no carro pode ser muito ruim em uma colisão.

Os carros atuais possuem um recurso de segurança chamado “pontos de deformação programada” na carroceria. É por isso que a frente do carro vira uma sanfona em colisões frontais. Isso é muito importante, pois a carroceria absorve a energia do impacto, protegendo os ocupantes do carro.

Ter uma chapa de aço instalada em uma das áreas onde esses pontos agem, que é o caso do cofre do motor, pode tirar parte da eficiência do recurso e fazer com que os ocupantes se machuquem mais durante a colisão.

Além disso, os pontos de fixação do motor também são desenvolvidos para fazer com que o motor caia no chão durante uma colisão, em vez de ser empurrado contra a cabine do carro – e o protetor de cárter pode agir negativamente nessa ação.

Também tem outros pontos de discussão sobre o protetor de cárter com relação à saúde do motor, mas não quero transformar essa matéria em um livro sobre o acessório. E, de qualquer forma, as questões abordadas acima são as que considero, de longe, as mais importantes.

Pronto! Agora você tem dados para pensar a respeito no momento de decidir pelo uso ou não do item.

E aí? Qual a sua escolha? Usar ou não o protetor de cárter? Escreve nos comentários e aproveita para deixar sua sugestão de assunto para tratarmos por aqui.

por Thais Roland
Colunista do UOL

Comentários

comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Precisa de ajuda? Converse com a gente!