SUSPENSÃO

A suspensão é um sistema presente em veículos que é responsável por absorver as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão, além de gerar a estabilidade do automóvel.

Sem as molas e os amortecedores que permitem a movimentação controlada do sistema, o desconforto seria muito grande, principalmente em pisos irregulares, isso sem falar na vida útil do veículo, que diminuiria muito com os fortes impactos sofridos. Molas e amortecedores trabalham em conjunto com o demais componentes que segue:

JUNTA HOMOCINÉTICA FIXA

Transmite torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo. Verifique caso apareçam ruídos em curvas com o veículo tracionado. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.

COIFA

Protege a junta homocinética, a caixa de direção e o amortecedor contra agentes externos – água, areia, terra.

Coifas rasgadas, deformadas ou com braçadeiras soltas, permitem a contaminação do lubrificante e comprometem a durabilidade do conjunto homocinético.

JUNTA HOMOCINÉTICA DESLIZANTE

Transmite torque e permite o movimento axial do eixo homocinético, o aumento ou diminuição do semi-eixo, acompanhando as irregularidades do solo.

Verificar caso apareçam ruídos em retas com o veículo em aceleração e desaceleração. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.

BATENTE

 Protege o amortecedor no final do curso, reduzindo o batimento na mola.
Verificar quando executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão. Se danificado ou faltante, irá comprometer a ação e durabilidade do conjunto amortecedor/mola.

AMORTECEDOR

 Garante a estabilidade do veículo, evitando o movimento de oscilação da mola. Executar teste a cada 5.000 Km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver atuando compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento compromete a durabilidade de pneus, juntas homocinéticas e demais componentes da suspensão.

PIVÔ 

Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto da suspensão.
Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem sua durabilidade e funcionamento. Se travar pode quebrar e danificar todo o veículo.

TERMINAL DE DIREÇÃO

Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas.
Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e estabilidade do veículo.

TIRANTE 

Liga o braço inferior da suspensão à estrutura do veículo, funcionando como um reforço na base da suspensão.

BUCHA DA SUSPENSÃO

Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos.
Verificar a cada 5.000 Km ou todo alinhamento. Quando danificada gera ruídos e desgaste prematuro da suspensão.

TERMINAL AXIAL

Liga a caixa de direção à barra de direção.
Verificar na manutenção da caixa de direção ou no alinhamento. Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a segurança ao conduzir o veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *