Patrocar - Serviços e Produtos Automotivos- 26 anos de experiência

Seg-Sex: 08:00 - 18:00

Sábados: 08:00 - 12:00

Honesto de Verdade

26 Anos de Experiência

WhatsApp 16 99128-0286

Orçamento sem Compromisso

Correias

As correias são peças essenciais para qualquer veículo. São cintas constituídas por um material flexível, geralmente feitas com camadas de lonas e de borracha vulcanizada. De forma geral, são responsáveis por transmitir a força de um componente e os movimentos de polias para outra peça.

QUAIS SÃO AS CORREIAS DO CARRO?

Existem quatro correias principais no carro. A correia dentada, a do alternador, a do ar condicionado e a da direção hidráulica. Cada uma tem uma função especifica e um sistema de funcionamento. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um!

a) Correia Dentada
A mais conhecida é, também, mais importante do veículo. O motor do carro funciona basicamente por meio de válvulas que controla a entrada e saída de gases dentro de uma câmara. A correia dentada é que liga o eixo que comanda essas válvulas ao virabrequim. Assim, harmonizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento abram e fechem no momento certo.

Se a correia dentada quebrar, o carro simplesmente não funciona mais.

b) Correia do Alternador
A função da correia do alternador é de colocar justamente essa peça em funcionamento – ele que fornece energia para recarregar a bateria do carro. Se essa correia arrebenta, a bateria não poderá carregar e o carro vai parar muito em breve por falta de energia.
Dependendo do modelo do veículo e da montadora, a correia do alternador pode ter funções secundárias. Existem carros em que essa peça também é responsável por transmitir força para a bomba de direção hidráulica e para o compressor de ar condicionado. Nesses casos, ela substitui as duas correias seguinte.

Este tipo de correia costuma ser bem longa, principalmente quando assume mais de uma função. Já as exclusivas para o alternador são menores.

c) Correia do Ar Condicionado
Responsável por fazer funcionar o compressor do ar condicionado, essa correia é ligada ao motor do carro. Ao ligar o ar de dentro do veículo, a correia começa a girar, fazendo sistema diminuir temperatura da cabine. O rompimento da correia do ar condicionado faz a refrigeração parar de funcionar.

d) Correia da Direção Hidráulica
A correia da direção hidráulica trabalha para ativar a bomba hidráulica, que envia o fluido para a caixa de direção. É assim que diminui a força necessária para rodar o volante durante as manobras. O rompimento da correia não causa nenhum dano ao carro, a direção continua a funcionar mas fica mais pesada.

Patrocar - Serviços - Correias
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Precisa de ajuda? Converse com a gente!