A suspensão é uma parte essencial do carro e problemas nesse sistema pode comprometer e muito o desempenho. Além disso, a aderência do veículo fica muito prejudicada e podem ocorrer acidentes.
Por isso, é muito importante identificar problemas que indicam o mal funcionamento da suspensão. Separamos alguns para te ajudar nessa tarefa.
– Barulhos fortes:
Quando o carro começa com barulhos estranhos, é comum pensar que vem do amortecedor, porém esta peça não costuma apresentar ruídos, sendo que na verdade o problema está relacionada a outros itens como bieleta com folga, desgaste das buchas, pivôs, terminas axiais folgados, coxins deteriorados, etc. E isso pode causar uma diferença de movimento da suspensão, causando batidas e sons fortes. Já é um sinal de que a suspensão está precisando de reparos.
– Pneus desgastados
Um sinal muito comum de problemas na suspensão é o desgaste irregular dos pneus. Quando os amortecedores não estão funcionando como devem, o desgaste dos pneus aumenta e a aderência ao solo é prejudicada.
– Vazamentos
Se ao verificar o amortecedor você percebe vestígios de óleo, isso indica problemas na suspensão também, já que o óleo não fica comprimido dentro do amortecedor, fazendo com que ele não funcione da forma esperada.
-Molas danificadas
Se você reparou que seu veículo perdeu altura, pode ser desgaste das molas, que indicam que a suspensão precisa de reparos. Fique atento a problemas nessas peças, afinal molas ruins podem comprometer outros componentes e se atingir os pneus compromete a segurança.
-Falta de estabilidade
Se você sente seu carro pouco estável, principalmente em curvas, sendo necessário frear e a traseira ainda derrapa, é melhor procurar a equipe Paratrocar para fazer uma avaliação da suspensão como CORTESIA.