A suspensão do carro garante a estabilidade e o conforto, sendo responsável por suavizar movimentos bruscos e garantir que as rodas estejam em constante contato com o chão.
As molas desempenham o papel importante de absorver diretamente o impacto causado pelas irregularidades do solo, enquanto os amortecedores dissipam a energia do movimento, reduzindo as oscilações da mola e evitando que o carro oscile junto com elas.
O amortecedor usado em carros é do tipo hidráulico e é uma peça fundamental para a estabilidade e conforto do veículo, porque ele dissipa as oscilações. O princípio físico envolvido no seu funcionamento é a dissipação de energia de um fluido ao passar por um canal estreito, transformando a energia de movimento em calor.
Tipos de Amortecedores
Existem basicamente dois tipos de amortecedores, os chamados Convencionais e os Pressurizados.
O amortecedor convencional é composto por conjunto de pistão e válvulas fixados à haste que se move por dentro de um tubo com óleo especial, que também resiste à altas temperaturas e pressões. Atualmente, é muito utilizado em caminhões, ônibus e veículos mais antigos, mas ainda estão muito presentes no mercado de reposição de peças e em toda frota brasileira.
O amortecedor pressurizado é uma evolução do convencional, que conta apenas com funcionamento hidráulico (óleo). Ele apresenta em seu sistema a pressurização com nitrogênio à baixa pressão que evita a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, eliminando os “vazios” ou falhas no acionamento destes modelos, resultando em maior vida útil do produto que os amortecedores convencionais. A ação da pressão do gás mantém a roda em maior contato com o solo, aumentando aderência e estabilidade do veículo sem comprometer o conforto, resultando em mais eficiência em pisos irregulares e curvas acentuadas.