Muita gente tem pavor dos tempos dos estudos de Física no colégio, mas aqui a ideia é usar esses conhecimentos para explicar a diferença na manutenção dos freios traseiros e dianteiros do seu carro.
Importante lembrar que a maior parte dos carros tem o motor na frente, então logo de cara temos boa parte do peso em cima dos freios dianteiros. É por isso que ele é mais ‘parrudo’ que o sistema traseiro. Mas, além disso, quando freamos nosso carro, todo o peso é empurrado para frente – o que sobrecarrega o freio dianteiro.
Por todos esses fatores, os freios dianteiros precisam ser mais robustos – mas ainda assim desgastam muito mais rápido que os traseiros. Por isso que, no manual do proprietário, você verá que trocas de itens como pastilhas e discos são muito mais frequentes nos freios dianteiros.
VEJA TAMBÉM:
- Antes de viajar, verifique com antecedência a suspensão e os freios do seu carro
- Freios
- Troca de Pneus
- Alinhamento de Direção
- Top 10: Dicas de manutenção de carros
- Direção Hidráulica
Porém, é importante lembrar que é na parte de trás que fica o sistema do freio de estacionamento – que é separado do freio de serviço.
E de quanto em quanto tempo é necessário fazer a troca dos componentes do sistema de freio? Importante olhar no manual do carro, mas nesses sistemas é importante acompanhar a situação com o mecânico especialista Patrocar! Isso porque é um dos itens do veículo que é mais impactado pela forma como você dirige.
Agende hoje mesmo a revisão dos seus freios em uma das lojas da Rede Patrocar. Ligue ou chame no #whatsapp 16 3977-5200