“As velas ficam sempre no alto do motor. Em alguns, a vela fica exposta; em outros, tem o filtro em cima, que você tem que tirar”
Você, de repente, percebe que, desde a hora que você liga o motor, a marcha lenta está meio titubeante, o desempenho não está lá estas coisas; você fez as contas, o consumo subiu. O que poderia ser?
Os mecânicos mais afoitos e menos honestos vão logo correndo para o bico injetor: “tem que limpar o bico injetor”. Te cobram mais de R$ 100 pela limpeza dos bicos, mas dessa vez não eram os bicos, porque o motor continua do mesmo jeito. Quem sabe as velas já estão vencidas? Vela tem que ser substituída!
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É a coisa mais fácil do mundo: com uma ferramenta só, você tira a vela e vê o seu estado. O jeitão dela te diz se ela está legal ou não está legal. Essa é a chave de vela: as velas ficam sempre no alto do motor. Em alguns, a vela fica exposta; em outros, tem o filtro em cima, que você tem que tirar. Com a chave de vela, você desenrosca a vela, tira e olha.
Ela pode estar de várias maneiras, primeiro: limpinha, sequinha, sinal de que está tudo muito bem. Mas ela pode estar gasta; como ela está gasta? A distância entre os eletrodos está muito grande, entre o positivo e o negativo. Ou ela pode estar carbonizada, ela pode estar completamente preta. Isso são os sinais das velas, que não estão como não deveriam estar, prejudicando o funcionamento do motor.